WANTED - Web Designer e Postador
Acede à aba Contactos e vê o que deves fazer para te candidatares.

WANTED - Web Designer e Postador
Acede à aba Contactos e vê o que deves fazer para te candidatares.

WANTED - Web Designer e Postador
Acede à aba Contactos e vê o que deves fazer para te candidatares.



EM BREVE NOVAS POSTAGENS.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Jesse James


Jesse Woodson James

Nascido a 5 de Setembro de 1847 no Condado de Clay, Missouri (actual Kearney), Jesse James foi um bandido bastante conhecido entre todos (especialmente pelos seus roubos) e considerado um dos melhores pistoleiros do Velho Oeste por vários historiadores. Antes de começar uma vida ligada ao crime, Jesse James praticava agricultura com o seu irmão mais velho Frank James (também ele um fora-da-lei).


O seu pai, Robert James, agricultor, comerciante e pastor da Igreja Batista de Kentucky, mudou-se para o Missouri depois de se casar com a mãe de Jesse, Zerelda James, onde comprou 6 escravos por 404 685.642 metros quadrados de terras.Viajou para a Califórnia durante a Febre do ouro e morreu quando Jesse tinha 3 anos de idade.

Após a morte do pai de Jesse, a sua mãe, Zerelda, casou novamente, primeiro com Benjamin Simms e depois com um médico, Reuben Samuel
Após esse casamento, em 1855, Reuben mudou-se para casa dos James. Jesse tinha um irmão mais velho, como falado em cima, Frank James e uma irmã, Susan James. Reuben e Zerelda, mãe de Jesse, compraram 7 escravos para que fosse plantado tabaco na sua fazenda.

Durante a guerra civil americana, em 1863, Frank James foi denunciado como membro da guerrilha que operava no Condado de Clay. Em Maio desse ano, um grupo militar da União invadiu a propriedade dos James à procura de Frank e do seu grupo. Para "sacarem" informações, torturaram Rueben Samuel tentando enforca-lo numa árvore, e diz a lenda que foi salvo por Jesse James que posteriormente fugiu para um campo. Frank já não estava no Condado de Clay, tinha-se aliado a um grupo de guerrilheiros liderados por William Quantrill e fugido. Frank James foi com Quantrill para o Texas durante o Inverno de 1863 e voltou ao Condado de Clay na primavera de 1864 com um grupo liderado por Fletch Taylor. Tinha Jesse James 16 anos de idade quando se juntou ao seu irmão no grupo de Taylor. No verão de 1864, Taylor foi atingido por uma bala de canhão, o que lhe custou o braço direito e o fim do seu grupo. Os irmãos James mais tarde aliaram-se a um novo grupo liderado por William T. Anderson (também conhecido como "O Sanguinário Bill Anderson")Nessa época houve um relatório do delegado de Clay, que dizia que Frank e Jesse participaram no Massacre de Centralia (Missouri) em Setembro, quando 22 soldados da União, desarmados, foram mortos ou feridos. Uma emboscada organizada por várias guerrilhas derrotou e perseguiu um regimento comandado pelo Major A.V.E. Johnson, matando quem se tentou render (mais de 100 soldados)Frank mais tarde foi identificado como o membro do bando que deu o tiro fatal no Major Johnson. Devido às actividades criminosas dos irmãos James, a sua família no Condado de Clay foi forçada ao exílio pelas autoridades militares da União com ordens de se mudarem para o Sul, do outro lado da linhas da União. E assim fizeram, atravessaram a fronteira até Nebraska. Anderson foi morto numa emboscada em Outubro e os James escaparam em diferentes direcções; Frank seguiu com Quantrill para o Kentucky e James foi para o Texas sob o comando de um dos tenentes de Anderson, Archie Clemente.

Acabada a guerra civil, a população de Missouri estava divida em 3 "partidos":
Antiescravistas radicais da União, que formariam o Partido Republicano;
Próescravistas da União, que formariam o Partido Democrata;
Separatistas
Foi imposta uma constituição que libertava os escravos de Missouri mas os confederados não tiveram direito ao voto o que originou violência entre os grupos.

Jesse, ferido, foi para a casa de um tio, onde foi atendido pela prima, Zerelda "Zee" Mimms, que tinha o mesmo nome da mãe dele. Jesse e Mimms começaram um prolongado relacionamento, casando-se nove anos depois. O comandante de Jesse James, Archie Clement, mantinha um gangue em acção, roubaram o primeiro banco americano durante a época de paz: o Savings Association do condado de Clay em Liberty, Missouri, em 13 de fevereiro de 1866 (um inocente, estudante da Faculdade William Jewell (que o pai de James tinha ajudado a fundar, foi morto a tiros na rua, durante a fuga do grupo)Não está claro que Jesse e Frank participaram no roubo, mas quando ganharam fama foram citados como os líderes do assalto.  Clemente continuou a praticar crimes e ataques a alvos ligados aos governos Republicanos. Ocupou a cidade de Lexington, Missouri, no dia das eleições de 1866, quando foi morto por tiros de militaresOs sobreviventes da quadrilha de Clement continuaram a roubar bancos durante os dois anos seguintes. Em 23 de maio de 1867, roubaram um banco em Richmond, Missouri, no qual foi morto um major, mas também não é certa a participação dos James. Em 1868, Frank e Jesse James juntaram-se a Cole Younger e roubaram um banco em Russelville, Kentucky. Jesse James não era famoso, até que em Dezembro de 1869, quando ele e Frank roubaram o Savings Association em Gallatim, Missouri. Jesse, pelo que se conta, atirou e matou o bancário Capitão John Sheets, porque o confundiu com Samuel P. Cox, o oficial do exército que matou William T. Anderson durante a Guerra Civil. Esse crime levou os nomes de James e Frank para os jornais pela primeira vez.


(Jesse e Frank James)


O roubo deu notoriedade aos James como os mais famosos guerrilheiros fora-da-lei. O governador do Missouri, Thomas T. Crittenden, colocou uma recompensa pela captura dos irmãosOs irmãos James juntaram-se a Cole Younger e os seus irmãos John, Jim e Bob, além de Clell Miller e outros ex-Confederados, e formaram aquela que ficou conhecida como a Gangue dos James-YoungerCom Jesse James como a face aterrorizadora do grupo, eles roubaram bancos desde Iowa até Texas e de Kansas até Virgínia Ocidental. Além de bancos, assaltaram esquadras e uma feira em Kansas City, Missouri. Em 21 de julho de 1873 roubaram um comboio vindo de Chicago, descarrilando-o em Adair, Iowa. O roubo rendeu à quadrilha três mil dolares. Eles ficaram conhecidos como assaltantes de comboios e em apenas duas vezes roubaram os passageiros, pois  concentravam-se mais no vagão de cargas.

A Adams Express Company foi até à Agência de Detectives de Pinkertown em 1874 e contratou-a para perseguir a a Gangue dos James-Younger. Um agente, Joseph Whicher, foi enviado para se infiltrar na fazenda de Zerelda Samuel (mãe de Jesse James), mas foi morto. Dois outros, Louis Lull e John Boyle, não tiveram melhor sorte: Lull foi morto por dois dos Youngers em 17 de março de 1874, mas matou John Younger (irmão de Cole Younger) antes de morrer.

Allan Pinkertown, fundador e chefe da agência, tomou o caso como pessoal e contatou legalistas que moraram próximos dos James. Eles atacaram na noite de 25 de janeiro de 1875. Com um incêndio provocado pelos detetives, houve uma explosão na qual morreria o jovem meio-irmão dos James de nome Archie (em honra a Archie Clement) e mutilaram a mãe Zerelda Samuel, que perdeu um braço. Ted Yeatman localizou uma carta de Pinkerton na Biblioteca do Congresso, na qual ele declarava a sua intenção de "queimar e destruir a casa.".

O sangrento fiasco ajudou Edwards a tornar Jesse James numa figura "simpática" ao público. Tentou-se uma anistia (suprimir os efeitos da condenação do governador) aos irmãos James e Younger e conseguiu-se votar um limite aos prémios oferecidos pelo governador.

Jesse James casou com a sua prima, Zerelda Mimms, a 24 de Abril de 1874 e tiveram dois filhos: Jesse Edward James (também conhecido por Jesse, Jr. nasceu no ano de 1875) e Mary James Barr (nascida a 1879). Jesse, Jr. tornou-se advogado e teve uma carreira como membro da bancada de Kansas City, Missouri.

Em 7 de setembro de 1876, a gangue James-Younger tentou o seu maior golpe até aquela data, ao atacar o First National Bank em Northfield, Minnesota. Após o roubo, apenas Frank e Jesse James foram deixados livres e vivos. Cole e Bob Younger contaram que escolheram o banco por causa da conexão com a União do político Adelbert Ames, governador do Mississippi durante a Reconstrução, e Benjamin Butler, parente de Ames e um comandante da União que ocupou New Orleans, Louisiana. Ames era fundador do banco, mas Butler não influenciava na direcção.


O gangue tinha-se dividido em dois grupos. Três homens entraram no banco, dois guardaram a portaria pelo lado de fora e três ficaram escondidos, perto do prédio. O tesoureiro Joseph Lee Heywood recusou-se a abrir o cofre, mentindo ao dizer que a fechadura era um disposivo de tempo e foi atacado. O assistente Alonzo Enos Bunker foi ferido quando correu para a porta. Com suspeitas dos homens na porta do banco, os cidadãos soaram o alarme. Os cinco bandidos do lado de fora dispararam para o ar para desimpedir a rua, mas receberam tiros de volta. Dois bandidos foram mortos e o resto foi ferido. Os bandidos de dentro do banco, tentaram fugir. Na fuga, dispararam à cabeça de Heywood. O atirador não foi identificado.

O gangue fugiu de Northfield, com dois companheiros mortos e duas vítimas inocentes (Heywood e um imigrante sueco da comunidade de Millersburg chamado Nicholas Gustafson). Mesmo com intensa perseguição, os irmãos James fugiram para o Missouri. Os Youngers e Charlie Pitts, foram descobertos. Pitts morreu e todos os Youngers foram presos. O gangue James-Younger foi destruída, com apenas Frank e Jesse James ainda livres.

Em 1876, Jesse e Frank James foram até Nashville, Tennessee usando os nomes de Thomas Howard e B. J. Woodson. Em 1879 recrutaram pessoas para formar um novo gangue, que atacou um comboio em Glendale, Missouri, em 8 de outubro de 1879. Os roubos começaram e incluiram o pagamento a trabalhadores de um canal em Muscle Shoals, Alabama, além de mais dois comboios assaltados. O novo gangue não tinha a experiência em guerrilha do antigo e muitos foram presos, deixando James maluco. Ele mesmo assassinou membros do gangue. Os irmãos acabaram voltando ao Missouri. Em Dezembro, Jesse alugou uma casa em Saint Joseph, Missouri, não muito longe do sitio onde nasceu e cresceu. Frank, contudo, decidiu mudar-se para a Virgínia.

Com os membros do seu gangue em prisões ou mortos, Jesse achou que só restavam dois homens em que ele podia confiar: os irmãos Robert Ford e Charley Ford. Charley já conhecia Jesse, mas Bob era um recém-recrutado. Jesse levou os irmãos Ford para o acompanharem à família. Houve rumores de que Jesse tinha tido um caso com a irmã dos Fords, Martha Bolton. Jesse não sabia que Bob Ford tinha secretamente negociado com Thomas Theodore Crittenden, o governador do Missouri, entregá-lo.

Em 3 de abril de 1882, depois do pequeno almoço, os Fords e Jesse James faziam os preparativos para outro roubo e cuidavam dos cavalos. Jesse estava desarmado e foi descrito que ele removia o pó de um quadro enquanto se sentava numa cadeira. Robert Ford aproveitou a oportunidade e atirou em Jesse na cabeça.

O assassinato de Jesse James foi uma grande sensação nacional. Os Fords não se tentaram esconder após o feito. Robert Ford queria a recompensa. Uma multidão dirigiu-se a casa de St. Joseph para ver o corpo do bandido, enquanto os irmãos Ford se rendiam às autoridades. Os irmãos Ford foram condenados à forca, mas, duas horas antes da execução, receberam o perdão do governador Crittenden.


(Casa de Jesse James onde este foi assassinado)


As implicações da conspiração do chefe do executivo do Missouri para matar um cidadão, criaram novas lendas sobre Jesse James. Os Fords receberam uma pequena parte da recompensa e fugiram do Missouri. Eles começaram uma viagem teatral pelo país, onde reencenaram a morte de Jesse James. Charley Ford suicidou-se a 6 de maio de 1884 em Richmond, Missouri depois de se lhe ser diagnosticada tuberculose e tomar morfina. Robert Ford foi assassinado por um pistoleiro em Creed, Colorado, a 8 de junho de 1892. O assassino, Edward Capehart O'Kelley, foi condenado a prisão perpétua. A sentença de O'Kelley foi comutada por causa da sua saúde e ele foi solto em 3 de outubro de 1902. A viúva de Jesse James morreu sozinha e pobre. O seu corpo foi enterrado em Kearney, Missouri e foi exumado em 1995 para um teste de ADN.

Vê aqui o post sobre a Schofield do Jesse James - The West

Sem comentários:

Enviar um comentário